BAL BABY

KINDERGARTEN

ELEMENTARY / MIDDLE SCHOOL

PORTAL DO ALUNO

Colégio BAL

Doenças comuns de Outuno/Inverno



É só o tempo mudar que é comum que as crianças fiquem resfriadas, introvertidas e, até, irritadas. Este comportamento e características se dão por causa das inevitáveis doençinhas de outono/inverno, que chegam sem anúncio e provocam incômodos na criança e na família toda.  

 

Como medida para evitar alguns males, além de alimentação reforçada com vitaminas apropriadas para cada faixa etária e o consumo de muito liquido, o ideal é proteger bem o corpo com agasalhos quentes em dias de temperaturas amenas e evitar locais de grandes aglomerações, onde os vírus estão alojados.

 

Entre as doenças de inverno persistentes em todos os anos, as mais incomodas são àquelas que comprometem a garganta e o aparelho respiratório, que atingem o nariz (as vias respiratórias superiores), a garganta, os ouvidos e os pulmões.

 

Mas você sabe diferenciar o que é gripe ou resfriado? Aprenda agora quais são as principais características de cada uma delas e se previna com vacinas e vitaminas na alimentação.

 

Gripe:

É causada pelo vírus influenza A e B, que sofre mutações sazonais, ou seja, a cada ano muda e as vacinas contribuem para minimizar os efeitos que ela provoca no organismo.

 

Resfriado:

É causado pelo rinovírus em 70% dos casos e são mais de 100 tipos, o que provoca dificuldade de se desenvolver uma vacina específica e eficiente para evitá-lo.

 

Contágio:

As duas doenças são de fácil contagio e a transmissão se dá por gotículas de saliva, que acontecem especialmente pela transmissão manual. No caso de crianças, é comum repassar o vírus por meio de um espirro feito em objetos e brinquedos compartilhados com outras crianças, que ao tocar no mesmo, recebe o vírus na mão e o leva ao nariz ou à boca inocentemente, sendo contaminado.

 

Há também o contagio pelo ar, quando se espirra em ambientes fechados e sem ventilação, ao qual o vírus é repassado para várias pessoas ao mesmo tempo. Por isso se recomenda em tempos frios e com epidemias de gripe ou resfriado evitar locais de grande aglomeração de pessoas como shopping, cinemas, restaurantes, entre outros.

 

Sintomas:

As duas doenças apresentam sintomas semelhantes no começo, com desconforto nasal e dores no corpo. Depois de alguns dias evolui para febre (alta) e secreção nasal amarelada e espessa. Há casos em que a criança, adulto ou idoso precisa de cuidados emergenciais e, até mesmo hospitalização para um acompanhamento contínuo de especialistas. Para evitar este quadro delicado é importante se informar e se manter atento aos primeiros sinais de gripe ou resfriado.

 

Tratamento:

Antes de mais nada, quando uma criança ou adulto apresentar os primeiros sintomas das duas doenças, o mais importante é procurar um especialista médico para identificar de qual se trata a manifestação viral, já que as duas se apresentam iguais na fase inicial. Vale lembrar que se ambas forem tratadas adequadamente, essas doenças não têm maior gravidade, embora tragam grande desconforto. Porém, ao deixar de cuidar com medicamentos e acompanhamento médico, podem levar à morte, especialmente em bebês e idosos.

Em alguns casos, o médico prescreve medicamentos apropriados, assim como repouso e inalações para melhorar a condição das vias respiratórias.

 

Dicas:

 

BAL Baby

R. dos Sitiantes, 261 - Freguesia do Ó
Telefone: (11) 3977-9207
WhatsApp: (11) 96635-5056

BAL Baby

Rua Chico de Paula, 454 - Freguesia do Ó
Telefone: (11) 3931-1078
WhatsApp: (11) 97181-9139

Kindergarten

R.Brito Peixoto, 293 - Freguesia do Ó
Telefone: (11) 3935-1272
WhatsApp: (11) 99598-5035

Elementary / Middle School

R. Antonieta Leitão, 156 - Freguesia do Ó
Telefone: (11) 3935-3848
WhatsApp: (11) 94308-7298