Empreendedorismo na escola: por que investir?

O empreendedorismo prepara crianças e jovens para os desafios do século XXI

O empreendedorismo é o que move a economia de qualquer país. Segundo o Data Sebrae, existem hoje 12 milhões de empreendimentos no Brasil e, deste total, 98,5% são micro e pequenas empresas, que geram 55% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

Em um cenário em que o mercado de trabalho exige profissionais com competências múltiplas, que tenham capacidade de aprender, adaptar-se a situações novas e promover transformações, empreender é muito mais do que abrir o próprio negócio ou desenvolver habilidades de gestão. A educação empreendedora incentiva o autoconhecimento e a busca pelo entendimento do outro, inclusive dos problemas sociais, com o objetivo de criar soluções que impactem e transformem a vida das pessoas e da comunidade.

Colégio BAL Bilingual Education trabalha com o Projeto Jovens Empreendedores há nove anos por meio da parceria com o Sebrae São Paulo, atendendo assim em sua grade curricular alunos a partir do 1º ano do Ensino Fundamental I

O que é educação empreendedora? Esse conceito está intimamente ligado ao das metodologias ativas, em que o aluno se encontra no centro do processo de aprendizagem, construindo o conhecimento de forma autônoma, participativa e sendo “provocado” a absorver os conteúdos através de desafios, ações, projetos e resoluções de problemas reais. Com jornadas de aprendizado mais personalizadas que incentivam o trabalho em equipe e o protagonismo nos estudos, a educação empreendedora estimula competências socioemocionais que não são necessariamente desenvolvidas nos modelos tradicionais de ensino. Essas experiências contribuem para formar alunos mais proativos, com habilidades de autogestão e senso de responsabilidade.

O empreendedorismo também ajuda o aluno a se comunicar melhor, a persistir diante de uma falha e se tornar mais flexível e adaptável ao enfrentar obstáculos ao longo da vida. São habilidades significativas, que fazem com que sejam maiores as chances de se tornar feliz e bem-sucedido em sua futura carreira.

Foto: Divulgação

Alguns países como os Estados Unidos já têm grande tradição no ensino do empreendedorismo, especialmente no empreendedorismo de startups e de alto impacto. Na Europa, por exemplo, Reino Unido, Luxemburgo, Portugal e Finlândia, entre outros países, já possuem iniciativas de educação empreendedora, considerando o ensino do empreendedorismo uma das principais diretrizes da União Europeia para a Educação e incentivando a implementação de diversas estratégias para promover a capacitação dos professores, a adequação dos currículos e o envolvimento dos estudantes em projetos que simulem a prática empreendedora em sala de aula.

É o caso do Colégio BAL Bilingual Education, que desenvolve o Projeto Jovens Empreendedores há anos. A iniciativa tem por finalidade criar condições necessárias para que os alunos desenvolvam o espírito empreendedor, bem como outras competências relacionadas e valorizadas no mercado de trabalho, como a capacidade de trabalhar em grupo e resolver problemas, a resiliência, a sociabilidade, a comunicação, entre outras.

Colaboração, liderança, organização e aquisição de conhecimento em novas tecnologias são as principais habilidades desenvolvidas pelos alunos dentro do programa.

Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP

Para os pais que possuem interesse em saber mais sobre empreendedorismo e como o colégio desenvolve esse projeto junto aos seus alunos, o BAL Bilingual Education promove anualmente uma feira chamada Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP. Convidamos a todos para prestigiar. Neste ano, o evento acontecerá no dia 26/10, sábado, das 9h às 12h. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada pelo e-mail colegiobal@colegiobal.com.br ou, se preferir, pelo telefone (11) 3935-3848.

Conteúdo publicado no Jornal Folha Noroeste.