Empreendedorismo / Educação Financeira

Imagine crianças e jovens aprendendo a fazer gestão de uma locadora de gibis, a produzir alimentos saudáveis, ou até mesmo a montar um negócio passo a passo desenvolvendo um plano de negócios. Pois essa é a realidade dos alunos do Colégio Branca Alves de Lima, que oferece aos estudantes o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES, em parceria com o SEBRAE.

O Colégio BAL, foi uma das primeiras escolas de São Paulo a incluir este tema no currículo com um programa estruturado, acreditamos que o espírito empreendedor pode ser desenvolvido desde cedo com atividades que integrem os conhecimentos de todas as disciplinas, promovendo a reflexão dos alunos, além de atitudes transformadoras, produtivas e funcionais para que o aluno aprenda a empreender sua própria vida.

Conheça o programa das oficinas:

• 1º ano – O Mundo das Ervas Aromáticas;
• 2º ano – Temperos Naturais;
• 3º ano – Oficina de Brinquedos Ecológicos;
• 4º ano – Locadora de Produtos;
• 5º ano – Sabores e cores;
• 6º ano – Eco Papelaria;
• 7º ano – Artesanato Sustentável;
• 8º ano – Empreendedorismo Social;
• 9º ano – Novas ideias, Grandes Negócios (montagem de um negócio a partir de um plano criado pelos alunos)

Aqui no Colégio Bal além de uma sólida formação acadêmica, nos preocupamos em preparar os alunos para a vida, por isso nossa proposta pedagógica permite desenvolver a capacidade de focar soluções ao invés de problemas, além da capacidade de liderar e empreender para que os alunos possam descobrir, buscar seus sonhos e conquistar seu lugar no mundo.

Muita gente pensa que, para ser empreendedor, é necessário ter seu próprio negócio, porém ser empreendedor significa mais do que isso: é ser capaz de pensar de forma criativa e inovadora, de tomar decisões, ter iniciativa e ousadia para empreender o novo, respondendo aos desafios com inteligência e sabedoria. E é desse tipo de pessoa que o mundo cada vez mais precisa.

O principal objetivo é incentivar o desenvolvimento de competências empreendedoras dos alunos. Para isso, em parceria com o SEBRAE, nossos professores são formados e capacitados para aplicar oficinas desenvolvidas especialmente para cada faixa etária e série. Nesta proposta, conforme o seu grau de amadurecimento, os alunos irão conhecer e aprender a enfrentar os desafios do trabalho no mundo globalizado, por meio do autoconhecimento de seus talentos, planejamento, organização e implementação das ideias e ações. Assim, crianças e jovens vão aprendendo a construir seus próprios caminhos, agora e no futuro.